(FESTRIO 7) O Estado do Mundo

O Estado do Mundo

 

Eu poderia falar aqui algumas coisas sobre O Estado do Mundo, um longa muito aguardado porque é um longa de episódios simplesmente com nomes como Apichatpong, Wang Bing, Pedro Costa e Chantal Akerman (??!!). Além desse conjunto de “monstros” há também uns outros, como o brasileiro Vicente Ferraz...xi.....

 

Mas o que quero falar aqui é sobre o episódio da Chantal Akerman. Ou melhor, não sei se quero falar, porque não sei o que ele é, apesar de ao mesmo tempo ser de uma enorme familiaridade para mim. Ele é de uma familiaridade e de uma estranheza ímpar. As pessoas no Espaço (Unibanco) simplesmente vaiaram o episódio.

 

Esse episódio (o episódio-OVNI que foi estrategicamente colocado no final do filme) me causou enorme fascínio e alegria. Fascínio porque é o cinema contemporâneo em si. É o primeiro episódio do Five, e ao mesmo tempo o é às avessas, de modo que ainda não sei o que ele é.

 

Alegria porque o cinema que venho desenvolvendo, no Em Casa e especialmente no Desertum, está totalmente antenado com isso, com o que de ponta se está pensando em termos de cinema contemporâneo. Pena que daqui não consigo descobrir os canais para dar visibilidade a ele.

Comentários

Anônimo disse…
porra, eu tô começando a ficar puto de não estar aí no rio pra ver esses filmes. esse aí eu tô doido pra ver. o do wang bing é legal?
quanto ao reygadas, há muito tempo que eu não via você falando de um filme com tanta paixão. me lembrou de alguns poucos filmes que mudam nossas vidas (erice, por exemplo).

Postagens mais visitadas