(FORA DO FESTIVAL) I Fidanzati

Os noivos (I fidanzati)
De Ermanno Olmi
DVD
***
.
O terceiro longa-metragem de Ermanno Olimi, realizado logo após O Posto, é
um pequeno filme cheio de virtudes. Olmi novamente busca investigar uma
preocupação social (o emprego) mas pela perspectiva do seu impacto na vida
do cidadão comum. Aqui, um homem precisa ser transferido para uma nova
cidade, e deixa sua noiva em sua cidade natal. Até aí nada demais, mas a
virtude de Os Noivos é a forma como Olmi escolhe para contar essa história:
primeiro, com flashbacks e flashforwards (mas discretos), e com cortes secos
de grandes elipses espaço-temporais, como caracterísitca de um cinema dos
anos 60. Em segundo, pelo olhar humano e moderno, que se prende muito menos
nos "pontos fortes" dessa história, e se deixa conduzir por pequenos
momentos, por estilhaços dessa narrativa. Muito disso se deve ao olhar de
documentarista de Olmi, que entre O Posto e Os Noivos, realizou alguns
documentários de curta-metragem: a importância desse espaço físico em torno
do personagem, e sua preocupação para o detalhe e não para a ação. O ponto
mais alto disso é a belíssima sequência da festa, em que a câmera e o corte
orquestrados por Olmi garantem uma liberdade visual, que ao final até nos
fazem lembrar de Shara. Mas enquanto o clímax da festa em Shara era com a
água, em Os Noivos é com o fogo, cujas fagulhas, que saem de um grande
boneco colocado no centro da praça, são posteriormente associadas às
fagulhas da fundição da fábrica, em nítido contraste entre a vida do
trabalho e do amor. Além de tudo isso, há mais: o filme tem o ponto-de-vista
desse trabalhador, que deixa seu amor para garantir um bom emprego numa nova
cidade, mas sua mudança lhe faz ressurgir as dúvidas de sempre: é isso mesmo
o que se quer, ele quer mesmo casar? Mas como sobreviver à solidão? Então
que o filme acaba sendo sobre isso, esse olhar levemente melancólico,
valorizado pelo jeito duro mas de olhar frágil de Carlo Cabrini, sobre o que
se quer da vida. E menos que oferecer respostas expressa essas dúvidas de
ser, de forma bastante moderna e humana. Um final bonito, elegante, com uma
grande chuva que interrompe uma ligação telefônica entre o casal, expressa
em síntese o desafio (cumprido) de Os Noivos: herdeiro do neo-realismo
italiano mas buscando seu caminho cada vez para o interior dos personagens
(e para a linguagem cinematográfica), que expressa uma angústia de que lugar
ao sol pode haver em nossa vida desgraçada.

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