(IFFR2022) Malintzin 17
COBERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA DE ROTERDÃ (IFFR2022)
MALINTZIN 17
de Eugenio Polgovsky (México, 2022, 64 min)
Mostra Tiger Competition
Malintzin 17 é um filme caseiro, como se anuncia pelo título,
relativo a um endereço na Cidade do México. Todo o filme se desenvolve no
espaço desse pequeno apartamento, a partir de um mote: a filha do realizador Eugenio
Polgovsky descobriu, pela janela, um ninho de pássaros fragilmente equilibrado
em uma caixa de um poste de luz. À medida que Eugenio e sua filha observam o
destino da mãe-pássaro que choca seus ovos, o tempo passa. Malintzin 17 deve ser visto por uma dupla perspectiva: de um lado,
é um filme-diário, como uma crônica de costumes do cotidiano de um pequeno
bairro no México. Ainda que as imagens sejam de um período anterior, pensamos
em um “cinema da pandemia”, uma vez que o filme é totalmente filmado por uma
câmera empunhada pelo próprio realizador no interior de seu apartamento. Mas há
essa janela, e por ela, vemos um certo movimento de mundo, quase aos moldes do
cinema dos Lumières, mas adaptado ao digital. Os elementos da modernidade, como
os carros e aviões, convivem com outros mais tradicionais, como pregoeiros que
anunciam a venda de seus produtos em pequenos carrinhos artesanais. Esse
contrate de perspectivas espelha a própria situação frágil dessa família de
pássaros que tenta sobreviver diante das transformações da cidade. Pai e filha
conjecturam que a mãe pássaro resolveu se arriscar naquele poste de luz porque
uma árvore ao lado acabara de ser derrubada. Exposta ao sol e chuva, a
mãe-pássaro protege seus filhos-ovos até acabar de chocá-los.
Enquanto isso, pai e filha
observam, por meio da janela e da câmera de cinema, em seu ninho-apartamento. A
relação entre esses dois níveis familiares é brilhante, porque Malintzin 17 é também um
filme-de-família, um filme sobre a relação entre pai e filha. A profissão do
pai permite que ele viva observando os pequenos movimentos do mundo, que poucos
dão atenção, e convive a sós nesse apartamento com a filha (não vemos a mãe). O
tom lúdico da contemplação cotidiana do mundo confere ao filme um tom infantil,
como se as crianças fossem uma forma privilegiada de resgatar uma certa
inocência perdida, ou adormecida. É notável que esse filme caseiro, totalmente
filmado por Polgovsky, aponte para esse aspecto artesanal do cinema, que, por
meio dos recursos do filme-diário, ilumine outros modos de ser para além do
trabalho como mera reprodução do capital. O trabalho do cineasta é, sobretudo,
observar o movimento do mundo e nos despertar para uma experiência sensível
diante das coisas aparentemente simples que estão ao nosso redor e que não nos
damos conta.
Mas ainda há outra camada que
ressignifica esse pequeno singelo filme. O filme não é apenas de Eugenio
Polgovsky mas também se sua irmã Mara. Isto porque Mara encontrou essas
filmagens entre o material de seu irmão, após sua morte súbita, aos quarenta
anos. Malintzin 17, portanto, não é o
filme acabado de Eugenio, mas um filme found
footage encontrado por sua irmã. Mais que um filme homenagem a esse artista
que se foi de forma prematura, esse gesto é mais um entrecruzamento familiar dessa
irmã que se aproxima dessa intimidade do irmão e da sobrinha.
Não sei porque mas ao final de Malintzin 17 lembrei de O sol do marmeleiro (1992), obra-prima
de Victor Erice. O filme mostra o cotidiano de um artista cuja rotina diária é
filmar um pé de marmelo que cresce no quintal de sua casa. Penso que esse é o
desafio de Polgovsky: seu ofício como artista é pintar com a câmera o cotidiano
desse ninho que cresce, e que, mesmo que de forma frágil e solitária, consegue
tomar vida. É o que acontece com o próprio filme de Polgovsky: esse misterioso
movimento de ganhar vida que acontece talvez também com as próprias obras de
arte. Mas, ao final, assim como o filme fica pronto, os filhotinhos nascem e a
família pássaro deixa o ninho. Não sabemos qual será o destino da filha de
Eugenio – ela agora parece livre para voar, sem pai nem filme. O que será dela
talvez nunca saberemos: a pequena menina cresceu e voou para o extracampo.
COBERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA DE ROTERDÃ (IFFR2022)
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