pergunta Não Amarás...

Dadas as dificuldades e os problemas que estou enfrentando neese momento (oh...), um fantasma novamente me rodeou a cabeça, uma pergunta que eu tinha fingido esquecer. Claro, é sobre Não Amarás, que mesmo eu vendo umas 30 vezes, eu ainda tenho várias perguntas, guardadas para uma nova revisão (quando é que vai ter o DVD?...). Pois bem, a pergunta é: POR QUE RAIOS AQUELA MULHER PASSA A GOSTAR DE VERDADE DAQUELE POBRE GAROTO ?

Será que é porque ele tentou se matar? E se for por isso, será que é pela proximidade da morte (um novo Morangos Silvestres, preparação para A Dupla Vida, etc, etc)?

Ou será mera trapaça de roteiro, recurso para vitimizar o menino, para que sintamos pena dele (e aí o filme cai muuito...)??

Ou será que é pq aquela mulher percebe que ela alguns anos atras era pura como o menino, ate q foi sacaneada por alguem tao escroto qto ela estava sendo ate agora (as diferenças entre a versão para o Decálogo e a versão longa, as declarações do diretor, etc )??

O que pode ter levado aquela mulher a mudar de ideia e gostar do menino?

Provavelmente ela passou a ver que o menino REALMENTE a amava, e não era aquelas paixões platônicas de adolescentes, fixação, puro tesão, etc etc.

Até que ponto o menino insistiu em seu amor, foi coerente, foi até o final na sua paixão? Ou ele desistiu desse amor tentando se matar? I.e tentar se matar é ir até o fundo do amor ou desistir dele?

Por que a mulher iria gostar de um garoto tão fraco, a ponto de querer se matar por causa dela?

Querer se matar é sinal de força ou de fraqueza?

Será que a mulher não vai querer nada com o garoto, mas apenas está se sentindo culpada por ele ter tentado se matar por sua causa? I.e ela só vai visitar o garoto para remediar sua culpa?

Não quero dar uma de Kierkegaard com a história do Abraão, mas ah! isso dá pano pra manga.... Mestre KK!!! ABENÇOAI-NOS!!!!

. . .

Tomei uma decisão! Cumpri-la-ei!

Comentários

Postagens mais visitadas