O Conto da Ilha Desconhecida

(literatura)
O Conto da Ilha Desconhecida
De José Saramago

Resumo:
Homem quer falar com o rei para pedir-lhe um barco. O rei, após a insistência, dá-lho. A mulher da limpeza resolve sair do palácio do rei pela porta das decisões e juntar-se à tripulação do barco. Ela limpa o barco. Ele tenta em vão arrumar tripulantes. Todos acham que não há mais ilhas que não sejam conhecidas. À noite, eles vão dormir, cada um em seu beliche. O homem sonha que chegou à ilha desconhecida. Ele acorda ao lado da mulher. Eles pintam o nome do barco: A Ilha Desconhecida.

Reflexões:

O Conto da Ilha Desconhecida parte de duas idéias: a de que um barco é uma ilha, e a de que as pessoas são uma ilha.

A idéia de uma ilha só faz sentido quando existe o mar; sem o mar, nenhuma ilha é ilha, ou seja, as ilhas não existiriam.

Segundo Saramago, é preciso acreditar que ainda existem ilhas a serem descobertas, ainda que só se consiga chegar nela em sonho (ou seja, uma ilusão romântica).

O curto livro gasta um bom tempo para que o leitor saiba que o rei é o tipo de pessoa que nunca buscaria uma ilha desconhecida. Talvez, para o escritor, o fato de pessoas poderosas NÃO quererem buscá-la seja tão importante quanto o fato de o homem querer buscá-la.

Ao final, A Ilha desconhecida é a ilha, é o próprio barco, é o próprio processo de busca, é o prazer sereno de aventurar-se rumo ao desconhecido.

Faltou, no entanto, que a ilha seja o próprio livro. Isso Saramago não sacou. A sua literatura poderia ser a própria ilha, esse próprio processo de busca.

O título do livro poderia ser A Ilha Desconhecida. Então, lançar-se ao mar seria lançar-se à folha de papel em branco. Ao invés disso, preferiu intitular de O Conto da Ilha Desconhecida. Isso é tudo o que pode ser dito sobre o que o autor busca em sua literatura.

Comentários

Anônimo disse…
li esse livrinho a um tempo atrás e gostei justamente por ter essa busca romântica e absurda atrás da ilha. busca essa que hoje é vista como fábula ridícula se torna em sentimento de pureza nas maãos do saramago.
Anônimo disse…
Eu e a minha turma, lemos este conto e no início achei uma grande parvoice...mas ao longo da análise do mesmo, vi que o conteúdo do conto é muito interessante e da-nos uma liçao..que devemos sempre persistir em alcançar os nossos objectivos...:)
Anônimo disse…
gostei muito do conto....
Anônimo disse…
mtt bom o resumo...
Anônimo disse…
esse livro e muito estranho sem ter uma visão filosofica...
e ele e muito tediante naum acontece nada
Unknown disse…
muito bom o resumo da grande jeito para o meu trabalho da escola :D
Anônimo disse…
Não achei pertinente o comentário a respeito do quê Saramago "sacou" ou não. Quem escreveu o conto foi ele e não você, portanto, acredito que nada escapou às observações do escritor. Já as suas, bem, cada um interpreta da forma que entende.
Anônimo disse…
ESTE RESUMO AJUDOU-ME EM MUITO
OBRIGADO

Postagens mais visitadas