samba

Escrevi um texto sobre samba-enredo que acho que se encaixa muito aqui sobre o papel da autoria. O texto pode ser meio tosco, mas é melhor que o que o kiarostami escreveu na folha, de uma ingenuidade que dá dó...

lista: monarcasdosamba@yahoogrupos.com.br
Assunto: EU OUVI O SAMBA DO GUSTTTTTTTTTTTTTTTTTTTAVO!!!

Há sambas para serem cantados; outros, para serem ouvidos; outros ainda, quenos fazem - por um breve espaço da nossa imaginação - pensar que são maisque uma letra ou uma melodia, mas um processo de criação, que por trás dosamba há toda uma visão do mundo, há toda uma visão do seu ofício particularque invade o samba, e o samba se torna isso.

É nesse trabalho de surpreender-se que o ouvinte, o sambista, enfim oadmirador do samba-enredo, desfruta desse mesmo processo de criação; é nessetrabalho de continuidade e ruptura que o compositor se defronta diante damelodia e da sinopse.

O compositor de samba-enredo torna-se autor, mas para isso há tantos, tantosabismos que
chega a se perder, a tornar difusa a aparição da sua identidade.Primeiro, há os outros parceiros, cada um com sua visão e seu processo. Osamba-de-enredo trabalha sempre em conjunto, precisa ser em uníssono,precisa ter uma harmonia. Segundo, há as necessidades do enredo, ou seja ,osamba é de ENREDO, isto é, o verdadeiro samba-enredo está sempre aquém dasinopse, obediente, atento.

Por isso, o verdadeiro samba-enredo sempre envolve uma GENEROSIDADE.Generosidade em relação aos outros parceiros; generosidade em relação àleitura da sinopse; generosidade em relação a seu modesto papel em relaçãoao Carnaval e às tradições da escola.

Na generosidade dessa metamorfose que o autor se divide é que ele seencontra.

A partir dessa generosidade, o compositor tem as palavras e as notas paratraduzir um mundo, para revelar a tradição do samba (marginal, digno....),para colocar suas próprias questões particulares sobre seu ofício e sobretudo o mais.

O sábio compositor é aquele que sabe tudo isso, mas é o que sabe, acima detudo, que um samba é apenas um samba. Mas na simplicidade de seu trabalho detranspiração, aparece tudo isso, cristalino, maduro.

Eu ouvi o samba do Gusttavo, e por um motivo que agora me escapa, me deu uma vontade danada de dizer isso.

Comentários

Postagens mais visitadas