200 MELHORES FILMES

Pessoal,
como parece que me falta o que fazer, fiz uma lista PROVISÓRIA dos 200 filmes mais importantes da história do cinema, entre 1900 e 2000 (vou fazer uma revisão). Detalhes vários: 1) não considerei curtas; 2)não são meus filmes preferidos, mas o que acho os mais relevantes, então tem filmes que eu gosto muito que estão de fora e filmes que eu não gosto que estão dentro, mas quem me conhece certamente vai ver uma pitada pessoal em uma ou outra escolha; 3) tentei no campo detalhe "justificar" minha escolha pelo filme; 4) ordenado cronologicamente.

Alguns resultados:
anos 60 - 53 filmes; anos 50, 41 filmes; anos 80 e 90 apenas 13 filmes (tenho que rever essa proporção, quero que anos 50 chegue no máximo a 50 = 25% total...)
países: EUA - 74 filmes, França 38 Alemanha 23 filmes
Diretores: Tarkowski, Bergman, Bunuel, Bergman - 4 filmes cada



Num Título Ano Diretor País Detalhe
1 Cabiria 1914 Pastrone Itália origens gramática clássica
2 O nascimento de uma nação 1915 Griffith EUA origens gramática clássica
3 Intolerância 1916 Griffith EUA origens gramática clássica
4 Os vampiros 1918 Feuillade França origens gramática clássica
5 The Cabinet of Dr. Caligari 1919 Wiene Alemanha expressionismo alemão
6 A carroça fantasma 1921 Sjostrom Suécia cinema nórdico pré-guerra
7 Nosferatu 1922 Murnau Alemanha expressionismo alemão
8 Nanook o esquimó 1922 Flaherty EUA o documentário clássico
9 Sherlock Jr. 1924 Keaton EUA o "slapstick": a comédia americana silenciosa
10 Greed 1924 Stroheim EUA "cinema de autor"
11 A Última Gargalhada 1925 Murnau Alemanha expressionismo alemão
12 Em busca do ouro 1925 Chaplin EUA o "slapstick": a comédia americana silenciosa
13 O homem-mosca 1925 Newmeyer (H. Lloyd) EUA o "slapstick": a comédia americana silenciosa
14 O encouraçado Potemkin 1925 Eisenstein URSS cinema soviético silencioso
15 O homem com a câmera 1925 Vertov URSS cinema soviético silencioso
16 Metropolis 1926 Lang Alemanha expressionismo alemão
17 A mãe 1926 Pudovkin URSS cinema soviético silencioso
18 A General 1927 Keaton EUA o "slapstick": a comédia americana silenciosa
19 Aurora 1927 Murnau EUA "cinema de autor"
20 A Turba 1927 Vidor EUA "cinema de autor"
21 Napoleon 1927 Gance França vanguarda francesa pré-guerra
22 A Caixa de Pandora 1928 Pabst Alemanha expressionismo alemão
23 A paixão de Joana D´Arc 1928 Dreyer Dinamarca cinema nórdico pré-guerra
24 A queda da casa de Usher 1928 Epstein França vanguarda francesa pré-guerra
25 O anjo azul 1930 Sternberg Alemanha expressionismo alemão
26 L'Age d'Or 1930 Bunuel França vanguarda francesa pré-guerra
27 O sangue de um poeta 1930 Cocteau França vanguarda francesa pré-guerra
28 Terra 1930 Dovzhenko URSS cinema soviético silencioso
29 M 1931 Lang Alemanha expressionismo alemão
30 Limite 1931 Peixoto Brasil "cinema de autor"
31 Luzes da cidade 1931 Chaplin EUA o "slapstick": a comédia americana silenciosa
32 A nós a liberdade 1931 Clair França realismo poético francês
33 O Testamento do Dr. Mabuse 1932 Lang Alemanha expressionismo alemão
34 Diabo a quatro 1933 McCarey EUA a "screwball comedy"
35 Zero de conduta 1933 Vigo França realismo poético francês
36 L'Atalante 1934 Vigo França realismo poético francês
37 Gold diggers of 1935 1935 Berkeley EUA cinema de gênero: o musical
38 Tempos modernos 1936 Chaplin EUA o "slapstick": a comédia americana silenciosa
39 Cais das Sombras 1936 Carne França realismo poético francês
40 O crime do Monsieur Lange 1936 Renoir França realismo poético francês
41 A grande ilusão 1937 Renoir França realismo poético francês
42 Levada da breca 1938 Hawks EUA a "screwball comedy"
43 Pepé le moko 1938 Duvivier França realismo poético francês
44 E o vento levou 1939 Fleming EUA cinema clássico americano
45 O mágico de Oz 1939 Fleming EUA cinema clássico americano
46 No tempo das diligências 1939 Ford EUA "cinema de autor"
47 A regra do jogo 1939 Renoir França realismo poético francês
48 Fantasia 1940 Disney EUA cinema clássico americano
49 Contrastes Humanos 1941 Sturges EUA a "screwball comedy"
50 Citizen Kane 1941 Welles EUA "cinema de autor"
51 Casablanca 1942 Curtiz EUA cinema clássico americano
52 A Loja da Esquina 1942 Lubitsch EUA "cinema de autor"
53 Ivan o terrível - partes I e II 1943 Eisenstein URSS cinema soviético silencioso
54 Sinfonia de Paris 1944 Minnelli EUA cinema de gênero: o musical
55 Pacto de sangue 1944 Wilder EUA o cinema noir
56 Curvas do destino 1945 Ulmer EUA o cinema noir
57 Laura 1945 Preminger EUA o cinema noir
58 O Boulevard do crime 1945 Carne França realismo poético francês
59 Desencanto 1945 Lean Inglaterra cinema clássico "americano"
60 Rome, Open City 1945 Rossellini Itália neo-realismo italiano
61 Paixão dos fortes (My Darling Clementine) 1946 Ford EUA "cinema de autor"
62 A felicidade não se compra 1948 Capra EUA "cinema de autor"
63 Rio Vermelho 1948 Hawks EUA cinema de gênero: o faroeste
64 Os melhores anos de nossas vidas 1948 Wyler EUA cinema clássico americano
65 O tesouro de Sierra Madre 1948 Huston EUA cinema clássico americano
66 La Terra Trema 1948 Visconti Itália neo-realismo italiano
67 They live by night 1949 Ray EUA o cinema noir
68 Ladrões de bicicleta 1949 De Sica Itália neo-realismo italiano
69 Late Spring / Banshun 1949 Ozu Japão cinema clássico japonês
70 Crepúsculo dos deuses 1950 Wilder EUA "cinema de autor"
71 Diário de um pároco de aldeia 1950 Bresson França antecedentes nouvelle vague
72 Rashomon 1951 Kurosawa Japão cinema clássico japonês
73 Cantando na chuva 1952 Kelly; Donen EUA cinema de gênero: o musical
74 O salário do medo 1952 Clouzot França cinema francês pré-nouvelle vague
75 Madame de 1952 Ophuls França antecedentes nouvelle vague
76 Umberto D 1952 De Sica Itália neo-realismo italiano
77 Viaggio in Italia 1952 Rossellini Itália autores italianos pós-neo-realismo
78 Viver / Ikiru 1952 Kurosawa Japão cinema clássico japonês
79 A vida de Oharu 1952 Mizoguchi Japão cinema clássico japonês
80 Contos da lua vaga (Ugetsu) 1953 Mizoguchi Japão cinema clássico japonês
81 Tokyo Story 1953 Ozu Japão cinema clássico japonês
82 Janela Indiscreta 1954 Hitchcock EUA "cinema de autor"
83 Um bonde chamado desejo 1954 Kazan EUA cinema clássico americano
84 Johnny Guitar 1954 Ray EUA cinema de gênero: o faroeste
85 La Strada 1954 Fellini Itália autores italianos pós-neo-realismo
86 O leopardo 1954 Visconti Itália autores italianos pós-neo-realismo
87 Os Sete Samurais 1954 Kurosawa Japão cinema clássico japonês
88 Intendente Sansho 1954 Mizoguchi Japão cinema clássico japonês
89 O Homem do Oeste 1955 Mann EUA cinema de gênero: o faroeste
90 Tudo o que o céu permite 1955 Sirk EUA "cinema de autor"
91 A morte num beijo 1955 Aldrich EUA o cinema noir
92 Lola Montès 1955 Ophuls França antecedentes nouvelle vague
93 Trilogia de Apu 1955 Ray Índia "cinema de autor"
94 Rastros de Ódio 1956 Ford EUA "cinema de autor"
95 O Sétimo Selo 1956 Bergman Suécia "cinema de autor"
96 Les girls 1957 Cukor EUA cinema de gênero: a comédia americana
97 Juventude desenfreada 1957 Oshima Japão nouvelle vague japonesa
98 Morangos Silvestres 1957 Bergman Suécia "cinema de autor"
99 Um corpo que cai 1958 Hitchcock EUA "cinema de autor"
100 A Marca da Maldade 1958 Welles EUA o cinema noir
101 Os companheiros 1958 Monicelli Itália autores italianos pós-neo-realismo
102 Cinzas e diamantes 1958 Wajda Polônia novo cinema polonês
103 Intriga internacional 1959 Hitchcock EUA "cinema de autor"
104 A um passo da liberdade (Le trou) 1959 Becker França antecedentes nouvelle vague
105 Pickpocket 1959 Bresson França "cinema de autor"
106 Os Primos 1959 Chabrol França nouvelle vague
107 Acossado 1959 Godard França nouvelle vague
108 Hiroshima, Mon Amour 1959 Resnais França nouvelle vague: autores em paralelo
109 Os incompreendidos 1959 Truffaut França nouvelle vague
110 Guerra e humanidade - trilogia 1959 Kobayashi Japão nouvelle vague japonesa
111 Psicose 1960 Hitchcock EUA "cinema de autor"
112 Lola 1960 Demy França nouvelle vague: autores em paralelo
113 Paris nous appartient 1960 Rivette França nouvelle vague
114 Crônica de um verão 1960 Rouch/Morin França nouvelle vague: autores em paralelo
115 L'Avventura 1960 Antonioni Itália autores italianos pós-neo-realismo
116 A doce vida 1960 Fellini Itália autores italianos pós-neo-realismo
117 Viridiana 1961 Bunuel Espanha "cinema de autor"
118 Jules and Jim 1961 Truffaut França nouvelle vague
119 Bandido Juliano 1961 Rosi Itália autores italianos pós-neo-realismo
120 Madre Joana dos Anjos 1961 Kawalerowicz Polônia novo cinema polonês
121 Técnica de um delator 1962 Melville França antecedentes nouvelle vague
122 O ano passado em Marienbad 1962 Resnais França nouvelle vague: autores em paralelo
123 Lawrence of Arabia 1962 Lean Inglaterra cinema clássico "americano"
124 O Eclipse 1962 Antonioni Itália autores italianos pós-neo-realismo
125 O Anjo Exterminador 1962 Bunuel México "cinema de autor"
126 A lei dos marginais (Underworld USA) 1963 Fuller EUA "cinema de autor"
127 O indomado 1963 Ritt EUA "cinema de autor"
128 Shane 1963 Stevens EUA cinema de gênero: o faroeste
129 O professor aloprado 1963 Lewis EUA cinema de gênero: a comédia americana
130 O desprezo 1963 Godard França nouvelle vague
131 Trinta anos esta noite 1963 Malle França nouvelle vague: autores em paralelo
132 8 1/2 1963 Fellini Itália autores italianos pós-neo-realismo
133 Deus e o Diabo na terra do sol 1964 Glauber Brasil cinema novo brasileiro
134 Gertrud 1964 Dreyer Dinamarca "cinema de autor"
135 Dog Star Man 1964 Brakhage EUA vanguarda americana pós-guerra
136 O criado 1964 Losey Inglaterra "free cinema" inglês
137 Mulher de Areia 1964 Teshigahara Japão nouvelle vague japonesa
138 O demônio das onze horas (Pierrot le fou) 1965 Godard França nouvelle vague
139 Os Sem Esperança 1965 Jancsó Hungria cinema europa oriental
140 I pugni in tasca 1965 Bellocchio Itália segunda geração italiana pós-guerra
141 A batalha de Argel 1965 Pontecorvo Itália autores italianos pós-neo-realismo
142 Mouchette 1966 Bresson França "cinema de autor"
143 Persona 1966 Bergman Suécia "cinema de autor"
144 Andrei Rublev 1966 Tarkovsky URSS "cinema de autor"
145 A Margem 1967 Candeias Brasil "cinema de autor"
146 A primeira noite de um homem 1967 Nichols EUA o "novo cinema americano"
147 Bonnie and Clyde 1967 Penn EUA o "novo cinema americano"
148 Banzé no Oeste 1967 Brooks EUA cinema de gênero: a comédia americana
149 Minha noite com ela 1967 Rohmer França nouvelle vague
150 Playtime 1967 Tati França nouvelle vague: autores em paralelo
151 Crônica de Anna Magdalena Bach 1968 Straub Alemanha "cinema de autor"
152 Memórias do subdesenvolvimento 1968 Alea Cuba cinema político latino
153 2001: A Space Odyssey 1968 Kubrick EUA "cinema de autor"
154 Era uma vez no Oeste 1968 Leone EUA cinema de gênero: o faroeste
155 Walden 1968 Mekas EUA vanguarda americana pós-guerra
156 Heat 1968 Morrissey EUA vanguarda americana pós-guerra
157 Se... 1968 Anderson Inglaterra "free cinema" inglês
158 Teorema 1968 Pasolini Itália autores italianos pós-neo-realismo
159 Meu ódio será sua herança 1969 Peckinpah EUA o "novo cinema americano"
160 Easy rider 1969 Hopper EUA o "novo cinema americano"
161 Kes 1969 Loach Inglaterra "free cinema" inglês
162 O conformista 1969 Bertolucci Itália segunda geração italiana pós-guerra
163 A cor da romã 1969 Paradjanov URSS "cinema de autor"
164 Corrida sem fim 1971 Hellman EUA o "novo cinema americano"
165 Laranja mecânica 1971 Kubrick EUA "cinema de autor"
166 American Graffitti 1971 Lucas EUA o "novo cinema americano"
167 Aguirre 1972 Herzog Alemanha novo cinema alemão
168 O Poderoso Chefão - trilogia 1972 Coppola EUA o "novo cinema americano"
169 O discreto charme da burguesia 1972 Bunuel França "cinema de autor"
170 Gritos e sussurros 1972 Bergman Suécia "cinema de autor"
171 A comilança 1973 Ferreri Itália autores italianos pós-neo-realismo
172 Morte em Veneza 1973 Visconti Itália autores italianos pós-neo-realismo
173 Trabalho de meio período de uma escrava doméstica 1974 Kluge Alemanha novo cinema alemão
174 A woman under the influence 1974 Cassavetes EUA vanguarda americana pós-guerra
175 Xala 1974 Sembene Senegal cinema africano
176 O espelho 1974 Tarkovsky URSS "cinema de autor"
177 Nashville 1975 Altman EUA cinema de gênero: a comédia americana
178 Saló 1975 Pasolini Itália autores italianos pós-neo-realismo
179 Nós que nos amávamos tanto 1975 Scola Itália autores italianos pós-neo-realismo
180 No decurso do tempo 1976 Wenders Alemanha novo cinema alemão
181 Taxi driver 1976 Scorsese EUA o "novo cinema americano"
182 Hitler 1977 Syberberg Alemanha "cinema de autor"
183 Cinzas no paraíso 1977 Malick EUA "cinema de autor"
184 O Casamento de Maria Braun 1978 Fassbinder Alemanha novo cinema alemão
185 A árvore dos tamancos 1978 Olmi Itália autores italianos pós-neo-realismo
186 Manhattan 1979 Allen EUA cinema de gênero: a comédia americana
187 Apocalipse now 1979 Coppola EUA "cinema de autor"
188 Touro indomável 1980 Scorsese EUA "cinema de autor"
189 Nostalgia 1983 Tarkovsky URSS "cinema de autor"
190 Paris Texas 1984 Wenders Alemanha novo cinema alemão
191 Veludo Azul 1986 Lynch EUA "cinema de autor"
192 Sacrifício 1986 Tarkovsky URSS "cinema de autor"
193 Decálogo 1987 Kieslowski Polônia "cinema de autor"
194 Lanternas vermelhas 1989 Yimou China cinema contemporâneo
195 O sol do marmeleiro 1990 Erice Espanha cinema contemporâneo
196 Vida e nada mais 1993 Kiarostami Irã cinema contemporâneo
197 Pulp fiction 1994 Tarantino EUA cinema contemporâneo
198 Trilogia das Cores 1994 Kieslowski França cinema contemporâneo
199 Vive l´amour 1994 Ming-Liang Taiwan cinema contemporâneo
200 Vou para casa 2000 Oliveira Portugal cinema contemporâneo

Comentários

Anônimo disse…
Não são seus filmes favoritos, mas aqueles que lhe parecem historicamente (enquanto cinema) importantes. De qualquer maneira, toda e qualquer lista, não importa a perspectiva adotada, implica lacunas e presenças discutíveis. Basta ver a minha, apartir de hoje, aos sábados. Também não fujo à regra. Contudo, são listas que servem de referências culturais para quem as fazem. Um abraço. Ah, sim: Rô me passou alguns dvds seus. Já comecei a vê-los. Posso devolvê-los ainda esta semana, ou na próxima. Você teria 'A mocidade de Lincoln' (Ford)?
Anônimo disse…
Meu caro: Duas pequenas correções -
Sinfonia de Paris é de 1951, e não de 1944; Shane é de 2953, e não de 1963; Banzé no oeste é de 1974, e não de 1967. Há outros mínimos equívocos de data (cf. Juventude transviada), mas que podem ser ignorados. Um abraço.
Cinecasulófilo disse…
Moacy, você tem razão, tenho que rever as datas, estão com vários erros. Infelizmente nao tenho essa obra-prima de Ford. Estou com seu Fuller tbem e tenho que te dar o Tonacci. Mas Moacy, pode dizer, que filmes você não concorda em absoluto da lista. Afinal, as listas são para isso, para causar polemica... abraços!
Anônimo disse…
Meu caro, concordar ou não com a excelência de determinado filme é sempre uma coisa complicada, já que implica gosto pessoal, referências culturais, posicionamento estético-político etc. Ontem eu vi na Maison um filme me agradou plenamente: 'A gente do arrozal', de Rithy Panh. Conhece? Um abraço.
Anônimo disse…
Olá Moacyr,!!! Parbéns pelo blog. Gostaria de receber uma relação de filme de ficção cientifica para minhas aulas de Genética. Aguardo sua apreciação. Abraços!!! José Guilherme
Cinecasulófilo disse…
oi josé guilherme, obrigado pela visita mas esse blog não é do moacyr nem do moacy hehe. sugiro você visitar o Balaio Porreta www.balaiovermelho.blogspot.com/
um abraço!

Postagens mais visitadas