DEMOCRACIA EM VERTIGEM

 EM TEMPOS DE VERTIGEM




Lamento profundamente discordar da grande onda de encantamento e comoção em torno de DEMOCRACIA EM VERTIGEM, de Petra Costa, mas gostaria de propor uma reflexão sobre porque esse filme me pareceu tão insatisfatório. Gostaria de começar lançando uma pergunta: a quem esse filme se destina? Petra tem como objetivo promover uma análise panorâmica sobre as transformações políticas de nosso país. Como um país que guiava em direção à democracia, enfrentou, em tão pouco tempo, uma descontinuidade abrupta, a ponto de a diretora considerar que a democracia foi na verdade “um sonho efêmero”? A base dessa pergunta já revela os pressupostos políticos da realizadora. A questão não é propriamente “de que lado ela (ou o filme) está” mas quais os métodos utilizados pelo filme para dar forma ao seu discurso. E o que o desenvolvimento desse discurso provoca como reflexão sobre o curso de nosso país. Pois bem: a partir dessa ambição panorâmica a nível macro, Petra adiciona um elemento típico de sua filmografia – uma análise pessoal, como uma espécie de documentário em primeira pessoa. Comtemplar a presença da morte, do fracasso ou da culpa já estava presente no seu anterior ELENA. O desafio de DEMOCRACIA é então articular o drama familiar individual em primeira pessoa com a observação macro dos rumos políticos do país.

Na dimensão individual, Petra lança alguns elementos. O principal deles é a sua própria voz-over, que se afasta das imponentes “vozes-de-deus” em tom “branco” e preenche a camada sonora com um perfil humano comum. O segundo é a reflexão sobre o choque de perspectivas entre seus pais, antigos militantes de esquerda (sua mãe chegou a ser presa no mesmo local de Dilma), e a tradição de seus avós, ricos empresários da Andrade Gutierrez, uma das empresas denunciadas na Lava Jato. Petra então é herdeira direta desses dois grupos opostos que fracassaram – os militantes de esquerda e a elite empresarial brasileira.

No entanto, os impasses dessa filiação não são aprofundados de fato pela realizadora. DEMOCRACIA EM VERTIGEM não é uma reflexão sobre a posição de classe da realizadora ou sobre o fracasso de uma geração, aos moldes de filmes que trabalham as fissuras da linguagem documental, aprofundando e complexificando suas cicatrizes, como OS DIAS COM ELE, de Maria Clara Escobar, um duro acerto de contas da própria realizadora com seu pai, ou mesmo SANTIAGO e NO INTENSO AGORA, de João Moreira Salles.

A inclusão do elemento familiar ou íntimo acaba servindo na verdade como mero entremeio para a principal função do filme: a construção de uma narrativa sobre as transformações do regime político brasileiro, ou ainda, a perda de legitimação do Partido dos Trabalhadores e a ruptura da tradição democrática. A forma como Petra constrói essa narrativa macropolítica articula as imagens de arquivo com a própria narração de Petra, que, por boa parte do filme, meramente ilustra e costura o que as imagens em si não conseguem propor. Assim, a voz-over, mais do que investir no documentário em primeira pessoa, funciona como alicerce para a corroboração da construção de uma narrativa (um discurso) sobre o país. É ela quem no fundo apresenta o que é o filme.

A forma didática e linear, com relações de causa-e-efeito forçadas, sem grandes sutilezas, desvela uma narrativa sem grandes novidades em relação ao discurso hegemônico da esquerda. São raros os momentos em que o filme procura inserir camadas de cinza ou questionamentos sobre algumas contradições e paradoxos internos do PT. São raros os momentos em que o filme reflete sobre a própria produção dessas imagens, sobre suas lacunas ou fissuras. Um deles, notável exceção, ocorre durante a posse de Dilma, quando Lula, Dilma e Marisa descem a rampa do Planalto, com a companhia de Temer. Nesse momento, o filme promove uma leitura dessa imagem como um certo prenúncio do impeachment, visto o nítido isolamento de Temer em relação aos outros três corpos. Em outro deles, Dilma confidencia a Lula, no momento imediatamente após a confirmação do resultado da sua primeira eleição como presidente: “você que inventou essa”. Nesses momentos, parece que o filme escapa de sua vocação apriorística e se abre para as dobras e os paradoxos das imagens. São momentos em que o filme se liberta da necessidade de corroborar um discurso e mergulha em simplesmente olhar para as imagens e tentar entender o que elas dizem, suas camadas e hiatos. Sinto falta no filme de Petra que ela realmente olhe para as imagens, antes de manuseá-las como função no interior da narrativa. Ou seja, as imagens parecem que estão aprisionadas diante do discurso prévio da realizadora. Petra lida com essas imagens sem deixá-las respirar ou falar por si mesmas, mas as mostra apenas se servem como testemunha ou elemento de acusação, ou ainda como mera peça de uma grande tapeçaria, como se realizasse uma narrativa típica do cinema clássico, mas com imagens que não lhe pertencem. O que sobrevive do filme de Petra não é sua narrativa de costura forçada, em grande máquina industrial, simulando um look semicaseiro, mas os pequenos momentos em que as imagens, sorrateiras e traiçoeiras, se libertam do arremedo totalizante da realizadora e se deixam revelar em suas bordas e lacunas.

Mas aqui volto a pergunta inicial: a quem o filme se destina? Pela exposição minuciosa dos grandes temas já exaustivamente apresentados pela grande imprensa, como um grande resumo jornalístico, sem apresentar grandes novidades ou reflexões mais aprofundadas, me parece que o filme se destina primordialmente para um público que não tem muita intimidade com o desenrolar dos fatos, especialmente para o público estrangeiro. Ainda mais pelo fato de o filme ser produzido e distribuído mundialmente pela Netflix, a suspeita se reforça.

Alguns poderiam estranhar o fato de uma empresa internacional – que se movimenta para aprovar a regulação do VOD no país, ainda em suspenso, favoravelmente a seus interesses comerciais, inclusive articulando sua inclusão no Conselho Superior de Cinema – produzir um filme com um discurso claramente oposto ao governo no poder. Mas DEMOCRACIA EM VERTIGEM é o outro lado de O MECANISMO – série de José Padilha que causou polêmica ao tratar, por meio da ficção, os acontecimentos da Lava Jato de forma um tanto caricata e irresponsável, como um mero thriller policial. É o avesso que confirma a regra, já que, no fundo, o que a empresa busca, para além de sua inclinação ideológica, é a realização de produtos que gerem dinheiro. E o valor, no mundo do capitalismo cognitivo, está diretamente relacionado com o quanto de buzz o filme consegue movimentar nas mídias, nas redes sociais, de uma classe média pronta para consumir esses produtos. Ou seja, a ideologia do capital é o próprio capital.

Pois se a democracia está em vertigem, em crise ou em risco, DEMOCRACIA EM VERTIGEM nunca se põe verdadeiramente em risco, nunca provoca de fato o espectador para as contradições de seu momento histórico ou para o papel e a função das imagens. Meramente ilustrativo sobre um discurso firmemente sustentado a priori, descrito pela narração em over, DEMOCRACIA arrola um conjunto de tautologias, repetindo para o público de esquerda os mantras já fartamente conhecidos por ele.

Concluo então pensando como pode ser o cinema político. No mundo de grandes dualismos em que vivemos, a política no cinema não deve ser dissociada da questão da liberdade. O fracasso de DEMOCRACIA EM VERTIGEM é que o projeto tautológico da realizadora raramente estimula que o espectador veja o mundo com seus próprios olhos. Guiando-o pelas mãos a partir de uma identificação com a própria posição da realizadora, o público (de esquerda) de DEMOCRACIA EM VERTIGEM passeia pela narrativa confortavelmente, como se estivesse descorporificado, com se flanasse pelas belas imagens de Brasília a bordo de um dos drones que sobrevoam a paisagem. Há aqueles que criticam a posição de Petra analisando as contradições de seu “lugar de fala”, que exacerba sua leitura classista dos acontecimentos – ou seja, a diretora, mesmo filha de militantes, permanece seguramente ancorada no seu lugar de privilégio. Mas nem recorro a esse ponto. Para além da falta de coerência entre a articulação entre o íntimo e o coletivo, destinada aos brasileiros e estrangeiros da “esquerda do Netflix”, o grande problema de DEMOCRACIA está na superficialidade de sua visão de país. Problema que também perpassa, ou atravessa, um elemento crucial, tipicamente cinematográfico: sua falta de ousadia, sua incapacidade de sonhar, sua atrofia em imaginar aquilo que as imagens e os discursos prontos não respondem de sopetão. No fundo, a tautologia de DEMOCRACIA EM VERTIGEM, ao construir uma narrativa fechada dos vilões que surrupiaram o poder, reflete a falta de um projeto político-estético para o cinema de esquerda do país de hoje – ou ainda, os impasses de certo cinema militante hoje no país.

Por isso, o que me espanta não é propriamente o filme realizado por Petra mas especialmente a recepção – rápida e instantânea – que o filme atingiu num certo público – em especial cineastas e artistas de esquerda. Uma adesão instantânea que bloqueia os paradoxos do discurso apresentado pelo filme. Uma reação que me parece refletir um certo “desespero”, como se esse filme fosse uma âncora, bússola ou mapa, para mostrar à sociedade que é preciso acreditar nessa narrativa para que possamos sobreviver à loucura ou à tormenta. Mais interessante que o filme tem sido acompanhar a recepção de DEMOCRACIA EM VERTIGEM. A comoção em torno do filme acaba evidenciando a profunda falta de perspectivas e a crise de pensamento da hegemonia da esquerda brasileira.

Se quisermos virar o jogo, precisamos de narrativas melhores.



Comentários

Anônimo disse…
A mais, não tem pensamento nenhum sobre o papel do povo pobre do Brasil, só ele está presente para elogiar o que foi feito ao nome dele,
perpetuando assim a boa consciência da esquerda que sempre deixou-lo nas margens onde ele nasceu e se creio. Não tem também nenhuma palavra sobre o papel dos bancos nessa tragédia, o que parece extraordinária.
Leandro Olimpio disse…
Foi, de longe, a crítica que mais me contemplou. É uma crítica negativa, porém justa ao de fato se sustentar a partir da análise rigorosa dos dispositivos e narrativa da diretora e suas implicações no resultado final.

O que tenho lido não são críticas do filme, mas críticas políticas sobre a posição da diretora (sou militante, parte da bolha, logo os prós e contras estão reduzidos a posicionamentos políticos, o que é triste). Coincidindo com nossa visão da conjuntura, crítica positiva. Divergindo, crítica negativa. Não pode ser assim.

Não que o posicionamento político não seja uma camada a se considerar (correto?), mas reduzir o "bom" ou "ruim" por esse critério é muito reducionista, totalmente injusto e precário. Assim como é reducionista desdenhar do filme por ser produzido por uma mulher branca, de classe média alta. Acho caricato.

Sobre "os impasses de certo cinema militante hoje no país", gostaria muito de ter acesso a esse debate. Sei que Coutinho e Salles são de uma escola, pra mim, excessivamente cética e hostil ao cinema militante. Acho que eles trazem alertas importantes, mas sinto sempre que exageram na pancada.

Se tiver textos, vídeos com debates sobre o tema, qualquer coisa do gênero, ficaria grato.

Parabéns pela crítica.

Abraço!
Mônica Loiola disse…
Certamente é uma crítica bem construída e feita por quem entende do negócio. No entanto, eu do meu lugar de telespectadora e apreciadora do documentário discordo de muitos pontos, especialmente de como lê o lugar de fala de Petra. Para mim, o texto dela é honesto e não tenta esconder a "fragilidade" da divisão que viveu na própria familia, sim, sem aprofundamento, mas entendo que esse não era o foco da mensagem dela. O que mais gostei foi justamente o que você mais criticou: ela deixa muitas vezes que as imagens e os fatos falem por si, o que nos dá a chance de tecer as nossas conclusões sobre os acontecimentos, assim como eu fiz, assim como você e tantos outros fizeram. O texto narrado de forma mais descritiva do que argumentativa favorece, justamente, que dialoguemos com o documentário.
Verdade que está posta a escolha política de Petra, mas para mim foi trazida mais com cuidado do que com intenção de manipulação.
Para mim, não há como comparar Mecanismo com Democracia em vertigem, pois o primeiro foi uma obra de ficção que deturpou fatos, o segundo traz os acontecimentos, registrados com uma narrativa que nos possibilita construir a nossa própria avaliação.

Postagens mais visitadas