Brinquedo Proibido

Brinquedo Proibido
De René Clement
DVD sab 16 julho 15hs
*

Frustrada a grande expectativa nesse clássico de René Clement. Visto de hoje se torna mera churumela sobre a inocência perdida do mundo ingênuo e doce das crianças em meio ao absurdo da guerra. Duas criancinhas fofas entre adultos meio imbecis. E tome churumela. Nada de muito relevante nesse filme de Clement.

Mas não nos podemos esquecer: era um cinema francês pré-nouvelle vague, ou seja, ainda existia espaço para o povo no cinema francês, ou ainda, ainda existia espaço para um cinema popular na França. As filmagens em externa, em locação, dão uma vitalidade ao filme, e em seus melhores momentos, nos lembram de um clima bucólico tipicamente renoiresco. Também devemos nos lembrar que Clement começou como documentarista, então as dificuldades da filmagem externa eram dominadas pelo realizador. E não podemos desprezar o fato de que era época do neo-realismo italiano (especialmente o cinema mais humanista de de Sica).

O filme tem um clima anticlerical bastante estranho. A obsessão com as cruzes, a briga das duas famílias no cemitério, a cena em que o garoto destrói todas as cruzes, dão a esse filme convencional uma aura um tanto atípica, estranha. Buñuel teria gostado. Ao mesmo tempo em que Clement valoriza a ingenuidade dessas pessoas simples, ele tbem critica os costumes brutos dessa família, e o conservadorismo daquele vilarejo. Mas em geral dá pra entender como o pessoal da nouvelle vague deve ter detestado o academicismo desse filme.

Comentários

Postagens mais visitadas