Sunset Boulevard

Sunset Boulevard
De Billy Wilder
DVD, sabado 12 março 2005
***

Causa-me até um certo constrangimento escrever qualquer coisa sobre Sunset Boulevard, clássico, obra-prima de Billy Wilder. Então vou começar pelo seguinte: embora cada vez mais eu me interesse pela dramaturgia clássica, pelo cinema americano, não fiquei absolutamente estarrecido com esse Sunset Boulevard, exatamente porque a narrativa clássica americana é muito engessada, nela falta um vigor de linguagem, um desejo, um olhar que avança pela estrutura do filme. O lance é que o Wilder de fato era mais um roteirista do que um cineasta, e seu estilo de filmagem é bastante discreto, valorizando mais o roteiro, cheio de diálogos irônicos, com tiradas de efeito, e os recursos de plot.

Mas sem dúvida é um filme além do seu tempo, é um ato de coragem de Wilder ao realizar uma crítica ferina a como Hollywood “usa” as pessoas de uma forma cruel, e “do dia para a noite” pode jogar as pessoas na sarjeta. Por isso, Wilder realizou o filme como um drama noir, com os componentes do destino, com a fotografia sombria, as femmes fatales, etc, etc.

Gloria Swanson espetacular, assim como Stroheim. Muito dolorosa a cena em que os dois assistem lado a lado versão de Marcha Nupcial. O final com Swanson dançando Salomé, descendo as escadarias é de fato antológica, bastante ousada. O fim, a busca pelo foco, quando o filme como suporte físico acaba na hora H, e impede a realização daquele sonho, nos remete ao final de Corrida Sem Fim, do Monte Hellman.

Os extras do DVD são muito bons, esp sobre Edith Head e sobre o famoso início do filme que na verdade era outra e que acabou sendo esse por causa da reação negativa de uma exibição-teste. É isso.

Comentários

Postagens mais visitadas