Cio

CIO, UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR
de Fauzi Mansur
*

Primeiro filme que eu vejo do Fauzi Mansur (preciso gravar A Noite do Desejo, que parece que é interessante...). Bem interessante esse aqui (nao liguem nao, eu dou uma estrelinha prum monte de filmes que eu acho interessantes, pq sao curiosos mas nao chegam a ser bons...). A primeira reação que me veio na cabeça ao final do filme é que se esse filme fosse feito nos dias de hoje (primeiro que nunca iria ser feito, pq não iria captar um centavo...) não iria passar em nenhuma sala de cinema, não teria distribuidora nunca. Mas por que? Por varios motivos, o principal deles é que o cinema hoje se elitizou, um filme como esses "não cabe" hoje em dia, seria considerado uma ofensa. Naquela época tinha espaço pra filmes tão despretensiosos (e por isso mesmo deliciosos em algumas partes) como esse.

E talvez por isso bateu uma certa nostalgia de um tempo que eu não vivi e achei o filme comovente (embora tenda a achar que deve ser bem ruim...). Já no começo com jump cuts do carro na estrada, e do cara tirando fotos (Acossado??), etc, etc.

E todo o filme fica parecendo um draminha melacueca dos bem ruins (a música siniiiiistra é mais que prova disso), mas a gente se esquece que a pornochanchada (não sei se o termo se encaixa aqui...) é absolutamente ingênua mas que tem uma auto-ironia, uma consciência de suas impossibilidades... e por isso que o filme é estranho, pq apesar de ser exatamente isso (o draminha melacueca) ele não convence: tem sempre algo estranho, que não se deixa resolver, que não se encaixa perfeitamente no discurso do filme.

O terço final do filme fica ainda mais estranho, até que chega o final revelador, onde o filme se revela LITERALMENTE como um filme-piada (vces ja viram um longa que seja um filme-piada???). É quando o filme se desvela como uma paródia de si mesmo, quando ele desconstrói todo o seu discurso de maneira absolutamente simples e ingênua. E, por isso, vale a conferida, apesar de não ser nada demais. Fico imaginando qual a recepção da crítica e público a este trem...

Comentários

Postagens mais visitadas