MELHORES FILMES - CINEMA 2022

 

MELHORES FILMES CINEMA 2022



Atualmente, está cada vez mais difícil fazer uma lista de melhores filmes do ano. Isso porque o circuito comercial de salas de cinema vem ficando cada vez mais defasado em relação à avalanche de filmes que chegam ao crítico por outros meios – especialmente plataformas de streaming e festivais de cinema online. No entanto, ainda mais nesse momento, sinto a necessidade de enfatizar a importância de ver filmes numa sala de cinema – e o gesto de certas distribuidoras em lançar filmes potentes no cada vez mais concentrado mercado de salas. Por isso, minha lista será especialmente dedicada a filmes lançados no circuito comercial brasileiro. Com muito pesar, nessa lista de 8 filmes, pela primeira vez em muitos, muitos anos, não insiro nenhum filme brasileiro. Confesso que só considero excelentes os três primeiros filmes da lista (mais o do Koberidze, ver abaixo). Estou num momento de pouco entusiasmo com o cinema contemporâneo (internacional e também o brasileiro), e vários filmes aparentemente potentes não consegui ver, por isso não completo a lista até a posição 10.

 

Vitalina Varela, Pedro Costa

Il buco, Michelangelo Frammartino

A Mulher que fugiu, Hong Sang-Soo

A mulher de um espião, Kiyoshi Kurosawa

Pequena mamãe, Celine Sciamma

Roda do Destino, Ryūsuke Hamaguchi

Licorice Pizza, Paul Thomas Anderson

Memória, Apichatpong Weerasethakul

 

Além desses, destaco outros três filmes a parte:

 

1 apesar de tudo, é inegável que as plataformas de streaming também são responsáveis por ampliar o acesso ao bom cinema. A MUBI tem feito um bom trabalho. Destaco um filme recente muito belo, lançado pela MUBI.

O que vemos quando olhamos para o céu?, de Alexandre Koberidze

 

2 Os festivais de cinema também nos possibilitam ampliar as janelas para outros cinemas. Destaco um filme brasileiro e outro internacional, visto no circuito dos festivais (e curiosamente, ambos online):

Bem-vindos de novo, de Marcos Yoshi (Mostra Tiradentes)

Noite obscura - Folhas selvagens, de Sylvain George (Mostra SP / Forum.doc BH)


Comentários

Postagens mais visitadas