(Tiradentes 2021): KEVIN

MOSTRA DE TIRADENTES 2021
MOSTRA AURORA

KEVIN
de Joana Oliveira


 

Por mais que com o tempo a gente vá adquirindo certa experiência, há certas ocasiões em que fica difícil encontrar o tom adequado para escrever. É difícil expressar a frustração diante de um filme construído com tanto cuidado e delicadeza, especialmente quando se trata de um filme em primeira pessoa, que lida com aspectos delicados da intimidade, relativos a uma diretora que você conhece e admira pessoalmente.

Entramos então em um campo ético, notório no cinema brasileiro quando, no nosso minifúndio, o crítico conhece o realizador – ou mais propriamente, no campo do cinema em primeira pessoa. Pois algumas vezes é tênue o ponto em que estamos a criticar os valores do filme ou os valores de quem o realizou. Mas se um artista resolve realizar um filme em primeira pessoa, ou seja, decide se ex-por na tela, de algum modo deve-se estar preparado para abrir um debate que entrecruza cinema e vida.

Talvez para mim essa relação não seja tão estranha pelo fato de eu também ter a experiência de realizar filmes – e alguns deles também são filmes em primeira pessoa. Entendo que, quando a vida se projeta para a tela, ela se torna uma obra – e como toda obra, pode/deve ser avaliada. No entanto, evidentemente quando se trata de obras que entrecruzam a vida, é preciso um pouco de cuidado.

A essa altura, é bom descrever o filme: a própria diretora Joana Oliveira viaja a Uganda para reencontrar sua amiga de muitos anos Kevin Adweko, que agora tem três filhos. Elas se conheceram vinte anos antes como estudantes na Alemanha, mas, agora, por volta dos quarenta anos, se questionam o que fazer da vida.

KEVIN teria muitos elementos que, à primeira vista, seriam um prato cheio para tudo o que me encanta no cinema contemporâneo: um filme sobre os encontros, sobre a amizade como uma veia afetiva, sobre o entrecruzamento entre cinema e vida, a indefinição de fronteiras entre a ficção e o documentário, a dramaturgia do comum, o cinema em primeira pessoa, etc.

Além disso, são indiscutíveis o cuidado e o esmero de todo o processo delicado de realização do filme. É incrível perceber como o “cinema afetivo” aperfeiçoou um método seguro para estabelecer uma relação fluida entre ficção e documentário, de forma que KEVIN mostra um domínio absoluto dessa nova gramática, com uma enorme leveza que caracteriza o encontro documental entre duas amigas, sendo que uma delas é a própria diretora, mediante uma estrutura (de produção, de dramaturgia) nitidamente pré-arranjada. É incrível como esse arranjo estimula a enorme desenvoltura das personagens, respirando uma leveza, uma fluidez que combina de forma orgânica essa relação tênue entre cinema e vida. Temos a sensação de que o filme vai sendo feito à medida que as personagens vão vivendo, como se a câmera simplesmente acompanhasse a vida dessas sequências fortuitas, apesar de sabermos que nada é fruto de total improviso. É muito curioso como esse cinema desenvolve uma outra “transparência”, mas diferente das estratégias gramaticais do cinema clássico, baseado na decupagem e na invisibilidade do corte.

Isto posto, por que então o belo e delicado KEVIN me soou tão frustrante? Porque, mesmo com todas essas boas intenções, o filme promove um encontro de pouca potência. Tão preocupado com a boa execução de todas as suas prerrogativas, o filme, extremamente correto, se fecha diante do mundo, da possibilidade do encontro, do sopro de vida que é o que no fundo dá sentido a que um projeto como esse seja realizado na forma de um semidocumentário.

Ora, a viagem e o encontro entre Joana e Kevin não podem ser indiferentes às suas diferenças – uma brasileira branca que viaja para a África negra. No entanto, a afetividade do encontro envolve o filme numa excessiva bolha de autoproteção, de modo que a realizadora se blinda por trás do dispositivo do próprio filme, que serve como uma âncora, à qual a realizadora se agarra com receio de naufragar. Não há assim nenhum conflito, nenhuma dúvida, de modo que a realizadora se mantém extremamente estabelecida em sua zona de conforto, assim como todo o filme. A África que vemos no filme é um retrato domesticado, sem nuances, em que vemos de mero soslaio, como turistas envergonhados – sempre por meio de vendedores ou empregados sem voz, com os quais Joana não troca uma única palavra de verdade, a não ser com sua amiga-guia Kevin. Ficamos com a impressão que mesmo num filme tão problemático quanto GABRIEL E A MONTANHA, a África era vista com mais curiosidade, nem que seja pelo menos pela paisagem exótica. Da mesma forma, a cultura negra. Fica a sensação de que KEVIN, sobre a amizade entre uma brasileira e uma africana, permanece como um filme nem brasileiro nem africano, mas um filme branco europeu. Uma viagem de turismo muito bem confortável e comportada entre duas amigas que celebram sua amizade tomando um chá das cinco tipicamente britânico (ou algo do tipo alemão), cuidadosamente arquitetado para ser bem recebido pelo público dos festivais internacionais – provavelmente,  de Berlim.

Não diria que KEVIN é baseado num falso encontro, pois é nítida a afetividade desenvolvida pelo filme entre as duas protagonistas, mas sim que o problema de KEVIN é que o dispositivo encontrado resultou em um encontro de pouca potência. A diretora estava por demais fechada em seu mundo particular, por demais convicta à adequação de seu dispositivo, para propor situações que fossem de fato transformadoras. Ficamos com a sensação de uma certa futilidade, de que as personagens estão totalmente absortas numa atmosfera pequeno-burguesa, em seus conflitos individuais, em uma ideia de família – o que nos faz lembrar das velhas lições do marxismo clássico de que, independentemente da etnia e da região geográfica, a eterna divisão do mundo é uma divisão de classes sociais. Mesmo com suas diferenças, as duas amigas no fundo parecem muito iguais, parecem compartilhar a mesma visão de mundo – a comunicação sem ruídos entre as duas ressoa uma proposta de universalidade que considero extremamente perigosa, um conceito, aliás, tipicamente europeu.

Faltou a KEVIN esse desejo pela vida, essa vontade de realmente deixar o processo do encontro ser incorporado ao filme, essa curiosidade em acessar camadas mais profundas sobre sua amiga, sobre a África, sobre ser negro. Ou seja, uma aposta pelo risco, uma vontade de gritar, de andar descalço, um desejo qualquer de ser surpreendido pela vida. KEVIN me parece um filme tímido, um filme receoso de dar esse passo em direção ao mundo, e que se agarra ao conforto do dispositivo como caminho seguro para sua adequação – esse é o sentimento que resume minha frustração ao ver o filme, pois entendo que esse na verdade é o oposto do que deseja o cinema contemporâneo: o gosto por observar o movimento do mundo e incorporá-lo à escritura do filme. Talvez a maior transformação que Oliveira se permita se resuma em seu ato final: cortar as tranças de seu cabelo. Mas até que ponto, de cabelo aparado, Joana está realmente transformada? Sinto imenso pesar que um filme com tão notáveis premissas e uma equipe e realizadora tão talentosas não tenha tido a coragem de enfrentar a correnteza do rafting, preferindo permanecer na sempre segura terra firme. O que de fato KEVIN procura transformar?

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas