(Tiradentes 2021): ORÁCULO

MOSTRA DE TIRADENTES 2021
MOSTRA AURORA

ORÁCULO
de Melissa Dullius & Gustavo Jahn




 

A seleção de ORÁCULO para a Mostra Aurora da Mostra de Tiradentes é muito interessante por várias perspectivas. Ainda que Melissa Dullius e Gustavo Jahn sejam conhecidos no campo do cinema, tendo filmes selecionados em diversos eventos desde o curta ETERNAU, como a Semana dos Realizadores ou mesmo o Festival de Berlim, ORÁCULO é um projeto nitidamente voltado ao cinema experimental. É importante assinalar esse ponto, porque existe ainda uma falta de clareza por boa parte do público (e mesmo da crítica) do que seja de fato o cinema experimental. Muitos julgam que Tiradentes é uma “mostra de cinema experimental” simplesmente porque os filmes fogem dos modelos clássicos de dramaturgia baseados em roteiro-e-decupagem, ou ainda, em modelos de produção mais tradicionais (hierarquia definida entre membros da equipe, políticas de financiamento, etc). No entanto, em termos estritos, a Mostra de Tiradentes, sob a direção curatorial de Cleber Eduardo, pelo menos na Mostra Aurora, não foi uma mostra de filmes experimentais, mas mais voltada a uma vertente da dramaturgia contemporânea ligada ao chamado “cinema de fluxo” ou ainda à diluição das fronteiras entre ficção e documental.

Dessa forma, salvo engano, acredito que ORÁCULO é o primeiro filme experimental selecionado para a Mostra Aurora, mesmo depois de mais de dez anos. Esse fator deve ser levado em consideração por vários motivos: o primeiro é o da abertura de espaço para um tipo muito particular de cinema, na contramão do cinema militante ou identitário, conforme uma vertente muito presente no cinema brasileiro contemporâneo “pós-novíssimo”. E o segundo é que, com esse gesto, a Mostra de Tiradentes acaba criando zonas de cinza com outras mostras recém-criadas no Brasil, dado o perfil de crescimento da rede de festivais de cinema no país, com um perfil alternativo ao modelo hegemônico, especialmente os festivais Dobra e Ecrã, que tem como principal vitrine o cinema experimental. Vejo esses movimentos de embaralhamento extremamente positivos, mexendo nas zonas de conformação dos festivais de cinema do país, e abrindo outros espaços de visibilidade para diferentes tipos de filme.

Isto posto, escrever sobre ORÁCULO requer um exercício ampliado da crítica cinematográfica que, ainda muito conformada em suas zonas de conforto, naturalmente tem dificuldade para analisar filmes que a desafiem em seus pressupostos de base. Lembro, com isso, do enorme desafio enfrentado por Jonas Mekas, em suas colunas no Village Voice, em que se dispôs a escrever semanalmente sobre os filmes da vanguarda norte-americana a partir de meados dos anos 1950. Ora, para um novo cinema, era preciso uma nova crítica, e os elementos de escrita da crítica precisavam também se abrir para o que estava em jogo com o filme. (Com isso, busco jogar luz para a ENORME contribuição de Mekas TAMBÉM COMO CRÍTICO e não “apenas” como realizador.)

Assim, pela falta dessas referências, é comum (natural até) que boa parte da crítica busque uma relação de ancoragem de ORÁCULO com algumas referências mais conhecidas no campo cinematográfico. Por exemplo, por um lado com um filme como CINCO (FIVE), de Abbas Kiarostami – já que Oráculo também se organiza em poucos planos-sequência autônomos (seis em vez de cinco). Ou então, com o cinema de James Benning, dado o seu minimalismo cênico e a opção pelo plano de longa duração.

No entanto, acredito que essas relações mais confundam do que esclareçam o que está em jogo com ORÁCULO, por se prender a referências externas que fogem da análise interna dos elementos em cena. Por exemplo, se ORÁCULO guarda do filme de Kiarostami a proposta de um exercício formal em que se problematiza o cruzamento entre o improviso e a marcação, de outro lado, há duas diferenças fundamentais: a primeira, em relação à duração do plano, previamente demarcada pelo tamanho do rolo de 16mm (FIVE é um filme absolutamente influenciado pela transição para o digital, enquanto ORÁCULO é uma aposta convicta pela película cinematográfica); e a segunda, em relação a seu título, que aponta para um aspecto de transcendência/metafísica, enquanto o título de Kiarostami aponta para uma relação formal, um aspecto materialista ligado à própria estrutura do filme. De um certo lado, o terceiro plano de Oráculo (analiso o filme como os seis planos que compõem o corpo do filme em si, isto é, excluindo os créditos iniciais/finais) pode ser visto até mesmo como uma paródia do famoso primeiro plano de FIVE, substituindo o toco de madeira pelo corpo do performer.

Quanto ao cinema de Benning, as diferenças não poderiam ser maiores e mais expressivas. Pois o cinema de Benning tem como fonte o cinema experimental estruturalista, ou seja, a potência de cada plano surge em sua relação com um macroprojeto muito particular, minucioso e preciso de investigação. Ou seja, se cada plano é sempre autônomo no cinema de Benning, ele sempre deve ser visto numa relação precisa com seu projeto geral, daí o rigor de seu projeto estrutural. A beleza do projeto desse extraordinário cineasta (uma delas, pelo menos rs) está em como seus filmes aliam um enorme rigor com um projeto minimalista que também incorpora o imprevisível movimento do mundo, conferindo a esse enorme esforço estrutural uma grande leveza – e, claro, como ele também aborda, de formas indiretas, as transformações sociais e econômicas da paisagem norte-americana.

Desse modo, não vejo ORÁCULO como herdeiro dessa vertente estruturalista, pois falta ao filme um projeto totalizante que o associe diretamente a uma estrutura, ainda que requisitos formais (como a duração da bobina de 16mm ou o formato 4x3 da bitola) estejam presentes no filme, influenciando diretamente sua composição. As relações, portanto, entre os seis planos, são fluidas, espaçadas, livres, ainda que os cineastas proponham, na sua sinopse, uma relação alargada com os modos de ser, estimulada pelo título não formalista, de modo que os próprios diretores nomeiem que o filme “é universal nas lembranças que faz ecoar, comuns a todas as pessoas: família; começos, fins e recomeços; dores e traumas, e desejo intenso de vida e de sentido”. Outra peça acessória a ser levada em consideração foi o texto produzido pelo ator Juarez Nunes – publicado junto ao filme na própria página de exibição do mesmo na própria Mostra de Tiradentes, e só por isso o considero como uma peça acessória. Nesse texto, Nunes arrola um conjunto de sofisticadas referências, que vão de Deleuze/Spinoza a Gumbrecht (tenho a sorte – ou o azar – de conhecer esse palavreado pelo fato de ter me tornado um “professor quase doutor” na área de Comunicação rs), para falar de algo muito simples e intuitivo: a possibilidade de a arte fugir do modelo da representação para algo relacionado à vivência, ou seja, de o ator não interpretar um papel conforme previamente apresentado num roteiro-base, mas vivê-lo a partir de uma experiência sensível, ainda que essa vivência não esteja diretamente ligada à sua autobiografia mas seja estimulada por um jogo apresentado como ponto de partida pelo diretor (como um dispositivo).

Dessa forma, mesmo sem precisar citar Deleuze rs, está claro que ORÁCULO é um filme que estimula uma percepção do papel do ator por uma perspectiva performática ou, se preferirem, fenomenológica – e não por um prisma ligado à dramaturgia de representação teleológica.

Acontece que esses estímulos provocados pelo jogo entre a direção e os atores podem ou não funcionar. Os jogos propostos devem ser dimensionados não apenas pelos estímulos utilizados como ponto de partida, mas especialmente em seus efeitos ou seus impactos. Ou seja, devemos então considerar se esses estímulos provocaram potência que afetaram o espectador, sejam em seus sentidos sensoriais sejam em seus modos de ser mais íntimos (a memória, a transcendência, etc, como o título e a sinopse dos diretores sugerem).

É nesse ponto que resulta um sentimento de frustração ao curso e ao final de ORÁCULO. Ainda que a proposta ousada seja interessante, especialmente dado o panorama de boa parte da militância estrita do cinema brasileiro contemporâneo, falta a ORÁCULO uma maior potência para a produção dos sentidos desejados pelo filme. A falta de coesão dos elementos internos, a falta de beleza ou inventividade na combinação dos elementos internos propostos pelo filme, a falta de ritmo (ainda que se entenda a aposta pela autonomia dos planos, a montagem não potencializa a relação de planos, mas parece simplesmente uma justaposição de planos sem potência, de modo que cogitamos que o projeto poderia ser até melhor desenhado se houvesse uma exposição no circuito expandido em cinco telas), a falta de um desenho sonoro mais sugestivo, a introdução de caracteres extradiegéticos num momento específico num filme de proposta imagética ligada à película, ou seja, com um processo fotoquímico referente ao real, alteração busca de diafragma num plano de contemplação de paisagem, etc.), entre muitos outros elementos que poderiam ser citados, provocam ao final da projeção de ORÁCULO uma sensação de frustração, pois o filme fica a meio do caminho entre as várias possibilidades de aprofundar sua premissa e promover um mergulho mais aprofundado (seja em suas constituições formais ou sensoriais seja em seus aspectos existenciais). Curiosamente sinto falta que ORÁCULO seja mais radical no que se propõe, acabando por simplesmente se contentar por flanar por sobre uma superfície sem dobras – mesmo entendendo que em muitos casos o que existe de mais profundo é a pele. Mas não é esse o caso.

Ou seja, para resumir esse arrazoado já bastante extenso rs de palavras sobre o filme, se fugirmos da racionalização para a experiência sensível, a melhor crítica de ORÁCULO foi a de um amigo meu que me confessou ao final da sessão “infelizmente o filme não bateu em mim”. É isso rs.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas