o final de Midareru

Estou alucinado pela sequência final de MIDARERU (Yearning/Tormento), um filme do Naruse de 1964, de sua fase tardia: são 24 planos que eu já devo ter assistido umas vinte vezes. Cinema clássico, de decupagem, em sua melhor definição. Hideko Takamine, tentando controlar em vão o seu desespero, é comovente. A música que arranha nossa alma se transforma surpreendentemente, ao longo de um carrinho maravilhoso, um tour de force, o único movimento de câmera de toda a sequência, e um dos raros dessa última fase do cinema de Naruse. Até chegar ao plano final, de 20'', um clímax arquitetado progressivamente ao longo de todo o filme, com a “serena melancolia típica do cinema de Naruse, que representa o pilar final de todo um movimento de espírito, de tomada de consciência, e é um dos mais lindos da bela cinematografia desse grande cineasta japonês. Nessa sequência, na expressão de Takamine, “nada está dito, tudo está dito”. Mesmo em baixa resolução, dá pra ver o final aqui: http://bit.ly/4SVWzC

Comentários

Raphael Camacho disse…
Olá Pessoal do cinecasulófilo, tudo bem? Adorei o teu blog de cinema!

Sou colaborador do site cinedica.com.br e gostaríamos de comentar que no dia 17 de janeiro, as 22 horas, iremos agitar um bate papo em nosso site em função da cerimônia do globo de ouro e gostaríamos muito de contar com a presença de vocês e de seus usuários.
Nosso site é feito por amantes e para amantes da sétima arte. Somos contra a pirataria e amamos falar sobre cinema.
Dia 17 é um dia especial pois a cerimônia será mostrada ao vivo via canal TNT e não existe um lugar onde quem curte essa premiação possa debater via mensagens, os acontecimentos, ao vivo, que se seguem.
Gostaríamos de saber se você pode nos ajudar com a divulgação desta nossa iniciativa.
Nós rodamos a internet para encontrar sites interessantes e que fazem parte de nossa filosofia.
Você pode conhecer um pouco desta idéia pelo link: http://www.cinedica.com.br/filmes/cinefest.php
Desde já agradecemos e aguardamos uma resposta.

Atenciosamente, equipe CineDica.

rp@cinedica.com.br
raphaelcamacho@gmail.com
daniel disse…
Oi Marcelo,
queria falar contigo e estou sem seu email atual. Vc pode enviá-lo para danielpvc@gmail.com?
abraços,

Postagens mais visitadas