Quarto 666

De Wim Wenders

DVD dom 1 jul

**

 

Um filme simples de Wenders, filmado no Festival de Cannes em 1982, quando ele pergunta a cineastas qual é o futuro do cinema e em especial o papel do cinema eletrônico. Entrevistas, depoimentos com câmera fixa. Cineastas falando sobre cinema em geral é triste: eles preferem falar de si mesmos a qualquer outra coisa. De qualquer forma, é um privilégio ver cineastas como Morrissey, Monte Hellman e Herzog falando. Mas a maior parte não fala, só faz pose. Não é só no Brasil que os cineastas não têm o que dizer. Quem dá um show é o Antonioni, disparado o mais lúcido de todos. Entre os principais destaques negativos, está a nossa Ana Carolina, mostrando que não tem o que dizer. Achei estranho que em alguns cineastas Wenders corta, não deixa o depoimento todo, e no caso de figurões como Godard e Antonioni ele deixa tudo. Isso foi o que achei mais complicado, esse papel da edição. O início e o final são bonitos: o lance da árvore dá toda uma poesia e um contexto ao filme. O final com a voz do cineasta turco tbem ficou bastante funcional. Ah outra coisa que é incrível é ver o Spielberg só falando de números e orçamentos! Para ele o cinema é isso??!!

Comentários

Silvia disse…
Olá, desculpe invadir o seu post que nem é para comentar sobre esse filme que eu acho muito, muito importante...Adoro o lado do cineasta que se pergunta sobre o destino das imagens na nossa sociedade e, em especial sobre o destino do cinema.

Quase me distrai falando do Wenders, já ia comentar um filme para Nick, mas fica para outra oportunidade.

Estou aqui, pois estou precisando de algum contato sobre o cineasta Luiz Rosemberg Filho. Eu colaboro numa revista que está pensando em chamá-lo para o lançamento de seu próximo número. mas estamos tendo dificuldade me achá-lo.
Se você puder nos ajudar, ficaremos gratos. E desculpe o uso inadequado do post é que não vi como mandar um email para ti.
Para tentar me redimir um pouco, recomendo o filme "Lumiére e companhia" que tem belas cenas de cineastas falando sobre o cinema e se deliciando com a câmera dos irmãos lumieres.

Ah, se pude me ajudar, favor mandar um email para silviadepaiva@yahoo.com
CFagundes disse…
Ik, toma um Rivotril, compra uma pipoca e vai assistir Transformers. É um encontro com Spielberg, garantido.
um abração,

Postagens mais visitadas