CORINGA



O HOMEM QUE RI



CORINGA procura inserir uma camada humana ao super desgastado subgênero dos filmes de super-heróis, repleto de cenas de ação e efeitos especiais em 3D. No entanto, duas coisas me incomodam no filme. Primeiro, a excessiva psicologização do personagem, com recursos de caracterização por vezes bastante frágeis (subtexto: “a culpa é do Freud”...). O filme é totalmente centrado nos delírios egocêntricos desse homem comum (na verdade, não tão comum) que busca lidar com as dificuldades e ser amado, mas só recebe violência e dor em resposta aos seus movimentos. Apesar de a cidade e suas relações sociais (e também a mídia) aparecerem no filme, creio que elas surgem mais como pano de fundo para ilustrar a condição interior do protagonista do que revelam uma natureza mais orgânica. CORINGA resvala num histriônico egocentrismo do seu personagem principal, que precisa ser carismático o suficiente para atrair a adesão do público. Desse egocentrismo surge um enorme desejo de autocontemplação, que resulta no segundo problema, a estetização. O egocentrismo do CORINGA evade do personagem e atinge o filme, expresso em uma mise en scene virtuosística, que procura dialogar com o delírio do personagem. Esse ponto me faz lembrar muito de um texto da Susan Sontag “Diante da dor dos outros”, em que ela se indaga como representar a dor e o sofrimento por meio de imagens sem cair no sensacionalismo e na tentação da estetização de imagens belas sobre a feiura. Com uma estratégia de choque e vocação para filme polêmico, o personagem do Coringa de Philips é construído de forma complexa mas no fundo é tão carismático quanto as imagens embaladas cuidadosamente para que a dor se transforme em espetáculo. No fundo no fundo, me parece que CORINGA, se não é o protótipo dos filmes de super-herói em 3D, não muda muito a conformação da roda da fortuna em que ele é inserido. Mesmo criticando as instituições, como a cidade (a política) e a própria mídia, o egoísmo do sistema é amplificado no egocentrismo de CORINGA. O filme, em nenhum momento, procura sair de sua redoma de vidro e se aproximar de fato do mundo, conversar com as pessoas, caminhar pela cidade. Sua crítica à ordem das coisas é cuidadosamente bem orquestrada para estimular uma aderência do espectador e transformar as imagens em espetáculo para serem confortavelmente bem consumidas, deixando o espectador num lugar muito confortável ao testemunhar o desvelamento de um interior tão sórdido. Por isso, acredito que CORINGA pouco altera a ordem do espetáculo ou mesmo não oxigena tanto o tão fechado cinema hegemônico – e daí considero que a premiação no Festival de Veneza comprova que a estetização do filme pode ser compreendida mais como uma estratégia de mercado do que de fato para abrir pontes para outras possibilidades no cinema contemporâneo.

Por fim, entendo que a principal referência de JOKER não é TAXI DRIVER nem mesmo O REI DA COMÉDIA mas me parece ser O HOMEM QUE RI, na incrível performance de Conrad Veidt. Sobre a assombrosa tão elogiada interpretação de Joaquim Phoenix, atores brasileiros como Matheus Nachtergaele ou Dellani Lima não ficariam por baixo. A melancolia ou a pulsão de morte do personagem, sua recusa aos modelos morais, me parecem a contribuição mais interessante do filme, nos momentos em que consegue escapar do psicologismo e compartilhar uma experiência do presente, mas sem exposição narcisística autocentrada. Essa estranha fascinação que muitas vezes os facínoras nos despertam – e que a arte pode expô-la sem lição de moral. Mas se o amoralismo é positivo, acredito que também seria preciso não romantizar, para evitar o risco da identificação ou da sedução pelo personagem.

JOKER, essa obra sobre um personagem que fracassa (e no final se redime por expressar abertamente seu ódio), precisa ser um enorme sucesso, pois se constrói na base de um sistema hegemônico. Essa contradição assola todo o filme – e indica que sua pulsão de morte precisa ser superada por um elã de catarse e sedução que faça a máquina permanecer girando. CORINGA parece ameaçar o sistema mas seu tiro certeiro acaba na verdade sendo incorporado pelo próprio sistema como uma forma de naturalização da diferença. CORINGA não é o patinho feio do cinema hegemônico: ele está muito longe de ser um SHOWGIRLS ou um TROPAS ESTELARES ou mesmo de um FUGA DE LA (por exemplo, a cena do basquete) - esses sim filmes absolutamente contestadores. JOKER está mais para a famosa exceção que confirma a regra.

Comentários

Postagens mais visitadas